Novo formato da Libertadores 2017: Positivo ou negativo?

Times brasileiros que participarão da Libertadores desse ano.
Olá a todos. Esse ano 8 times brasileiros participarão da Copa Libertadores da América tentando a tão sonhada taça. Palmeiras, Santos, Flamengo, Grêmio, Atlético MG, Atlético PR, Botafogo e Chapecoense terão a difícil missão de levantar o caneco do glorioso torneio sul americano. No meu ponto de vista quem chegará mais longe é o Santos, porque quase todo o elenco de 2016 foi prevalecido e alguns reforços vieram ainda para somar. O Palmeiras também tem um time qualificado, porém ainda tenho uma "pulga atrás da orelha" em relação ao treinador Eduardo Batista. Quando comandou o Fluminense e também o Sport, em várias partidas o time não jogou um bom futebol, e por isso acho que não devemos exaltar tanto o alviverde nesse começo de ano. É claro que tem um dos melhores, se não o melhor elenco do futebol do Brasil, mas o palestra ainda nem estreou numa competição, então é preciso de tempo para analisarmos o Palmeiras nessa temporada.


Bem, a Libertadores versão 2017 veio com o principal intuito de ficar "parecida" com a competição mais famosa do futebol mundial; A Liga dos Campeões. Mas será mesmo que isso irá dar certo? Estou falando isso porque primeiramente, todos os times participantes não terão tanto descanso depois de alguma partida disputada em outro torneio, como por exemplo a Chapecoense, que além da Libertadores, terá pela frente o Campeonato Catarinense, Campeonato Brasileiro e Sul Americana. Para dar conta e mostrar resultados dentro de campo cada plantel deverá ser grande, porque as lesões se tornarão frequentes e rotineiras e os jogadores não terão condições físicas para aguentarem uma competição de tamanha longevidade. E se o treinador não tiver peças de reposição à altura, as consequências serão desagradáveis, e o risco de uma possível eliminação serão maiores.

Em segundo lugar, a final será disputada em jogo único, e em campo neutro, e não em dois, como há alguns anos atrás. Isso não deveria mudar, porque é uma marca registrada da competição. Dois estádios diferentes, cada um com suas características, em lugares distintos, e um tempo maior para a equipe se preparar e se adaptar caso o resultado do primeiro jogo não fosse o esperado. Agora não será mais desse jeito. Talvez dê certo, mas isso não aprovo.

Porém devo exaltar um ponto positivo nessa mudança; Por muito tempo, diversos times do futebol nacional e até de outros países escolhiam em qual competição iriam com força máxima, e priorizavam na maioria das vezes a Libertadores, e isso afetava de uma forma a qualidade do futebol em outros torneios, como no Brasileirão por exemplo, e nesse ano isso provavelmente não vai acontecer.

O presidente da Conmebol disse que mesmo sendo disputada em 42 semanas e não mais 27, não afetará no calendário, mas vai sim, e talvez muitos jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil nas quartas e quintas feiras não vão ser realidade. O calendário terá que ser mudado, claro que não radicalmente, mas algumas coisas terão que ser alteradas gradualmente. O Brasileirão principalmente vais ser afetado, por ser também uma competição de caráter mais duradouro. Além de ser "interrompido" por essa competição, também será por causa dos jogos da seleção nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018, ano que vem. Então talvez uma das alternativas pode ser estender o campeonato até janeiro do próximo ano, quem sabe, hein? No geral, não gostei desse novo formato e a competição sul americana perderá muitas marcas e essências que prevaleceram por tantos e tantos anos de sua história, e em 2017 a Libertadores "À lá Champions League"  terá um modelo e uma aparência oposto ao que estamos acostumados a ver. E você, gostou ou não? Deixe nos comentários, se puder. Obrigado pela atenção, até a próxima! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão 2017; Qual time vai ser campeão??

Seleção brasileira

Marco Reus rumo ao Chelsea FC??