O declínio técnico do futebol brasileiro

Olá a todos novamente. Tudo bem com vocês? Bem, hoje estarei dando o meu ponto de vista a respeito de um assunto que tem me chamado a atenção nos últimos tempos. Estarei falando da decadência técnica do futebol brasileiro.

Não é de hoje que os times do nosso futebol, pertencentes à elite do Brasileirão e aqueles da Série B, C, D, estão na sua grande maioria com uma enorme ausência de bons jogadores. Quero dizer que são muitos atletas que não tem capacidade para estarem onde estão. São aqueles que chegam com status de ídolos mas não jogam tudo aquilo o que se espera. Muitos desses só pensam no lado financeiro e se esquecem do amor à camisa e entrega total nos 90 minutos de uma partida.

Para a geração que viu grandes jogadores como Romário, Bebeto, Neto, Marcelinho Carioca, Aloísio Chulapa, Luís Fabiano, Rogério Ceni, Zizo, Juninho Pernambucano, dentre outros, chega a ser pífio e vergonhoso assistir a partidas de futebol com jogadores que erram passes simples, perdem inúmeras chances de gol e não tem criatividade.

Pra se ter uma ideia de como a situação está feia, no Campeonato Brasileiro de 2016, onde o Palmeiras se sagrou campeão, os "artilheiros" marcaram apenas 14 gols em 38 rodadas disputadas. Foram eles: Diego Souza e William Potker. O maior goleador em todas as edições foi Washington, em 2004, quando brilhou defendendo as cores do Atlético Paranaense, e marcou 34 gols. Essa marca do ano de 2016 é uma das piores tanto da era dos pontos corridos como Mata-mata. Lamentável!

Diversos clubes grandes passam por momentos turbulentos, como o SC Internacional. E pensar que em 2006 esse mesmo time se sagrou campeão do mundo, derrotando o FC Barcelona. O mundo da bola realmente é uma roda gigante... Sem falar do São Paulo que capengou bastante esse ano e correu o risco de ir para a segundona, se não fosse a recuperação nos últimos jogos. E não é a primeira vez que isso acontecesse no Brasileirão, hein, quem aí se lembra da edição 2013, quando o clube passou por momentos onde sua torcida deseja nunca mais presenciar. Outros são Corinthians, Cruzeiro, etc. Isso é muito ruim para o cenário brasileiro.

Se tratando de Libertadores da América, os times do nosso futebol não andam fazendo uma campanha de qualidade. O último brasileiro a ganhar foi o Atlético MG, em 2013, e um ano antes foi o Corinthians. Os clubes de outros países evoluíram nos últimos tempos e os Brasileiros despencaram. E todo ano é a mesma história, porque entram na competição como favoritos a taça mas não aguentam a pressão e logo são eliminados (tomara que em 2017 seja diferente). O futebol evoluiu muito e Taça Libertadores da América não se resume apenas em pancadaria e vontade, muito pelo contrário. Mas isso é tema da próxima postagem, por isso não entrarei em detalhes...

Em 2017 6 clubes terão a difícil missão de levar o torneio Sul Americano e talvez alguns deles tenham condições, no meu ver, como Palmeiras, Grêmio e Flamengo, devido os intensos investimentos de sua diretoria em contratações. Tudo nesse país poderia ser melhor; Educação, saúde, transporte, moradia, salário, condições de vida e muito mais. Mas não vemos isso por conta do que todos já sabem; Corrupção de pessoas mal intencionadas e sem caráter. Quando isso mudar, quem sabe o nível técnico dos diversos plantéis existentes possa melhorar e corresponder as expectativas, como acontecia em épocas passadas, onde o futebol brasileiro era consagrado e destacado, oposto ao cenário contemporâneo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão 2017; Qual time vai ser campeão??

Seleção brasileira

Marco Reus rumo ao Chelsea FC??