Com demissão de Oswaldo, nomes de técnico ganham força dentro do Timão.

Depois de um ano turbulento e cheio de problemas chegou o fim de ano para o Corinthians. Sem nenhum título conquistado, jogadores não rendendo o esperado, eliminações em Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores e um fraco rendimento no Brasileirão, o Timão ainda sofreu com a saída de 3 técnicos em uma única temporada, um deles com uma saída ainda muito recente, confirmado na quinta feira, dia 15, o treinador Oswaldo de Oliveira, com apenas 2 vitórias no Campeonato Brasileiro, 4 empates e 2 derrotas, e levou o time á sétima colocação no torneio. Se bem que ficou muito pouco tempo, aproximadamente 2 meses, mas não daria certo pro ano que vem, teria que mudar muita coisa, e esse rendimento não mudaria tanto na minha opinião.

Se é pra fazer um planejamento adequado pra 2017, esse é o momento adequado e mais certo. O técnico terá um ano inteiro pra mostrar para o que veio e quais seus ideais futebolísticos. Mas para isso o Timão tem que se mexer o mais rápido possível e não deixar pra última hora, e talvez o nome mais cotado seja o de Vanderlei Luxemburgo ou Guto Ferreira, mas outros nomes também são cogitados.



Vejo com bons olhos esses dois treinadores. Guto Ferreira tem feito trabalhos de qualidades nos últimos tempos, como na Chapecoense ou na Ponte Preta, é claro que ainda busca uma auto afirmação no mercado do futebol atualmente, mas essa seria uma ótima chance pra se consolidar como um dos técnicos de bom nível no cenário brasileiro. Vanderlei Luxemburgo seria mais uma vez uma "aposta", pois já faz muito tempo que não exerce um trabalho de qualidade em times no Brasil e o último título de expressão conquistado por Luxemburgo foi o Campeonato Brasileiro de 2004, sem falar dos momentos turbulentos e polêmicas em vários clubes. Mas se bem que cairia muito bem nesse momento que o Corinthians vive, pois tem pulso firme e tem a capacidade de "sacudir" o elenco, porque mostra ser autoritário e um grande líder, e teria mais pressão pelos resultados, quem sabe assim teria um estímulo a mais, porque ele tem muita qualidade. Chegou até o poderoso Real Madrid, mas foi em 2005, é logico, mas isso é pra poucos, hein...

Fernando Diniz é um técnico que a torcida teria um certo receio, porque as táticas usadas por ele no Audax, como a saída com os pés do goleiro e o toque rápido no chão com os zagueiros não seriam bem vistos pelos corintianos. Em outra ocasião o Timão chamou ele, mas recusou, então agora não vejo muito diferente. levir Culpi está sem clube no momento e muitos afirmam que seria um bom nome, e eu vejo o contrário. Tudo por causa das polêmicas que envolveram o Brasileirão de 2015, onde comandava o Galo, afirmando que o Brasileirão estaria machado pela corrupção que envolvia os erros de arbitragem a favor do Corinthians. Outra foi esse ano, quando estava a frente do Flu, dizendo que vestiário do time visitante da Arena Corinthians era ruim, que a irrigação no gramado não era a adequada e detonando a arbitragem no jogo de Oitavas da Copa do Brasil de 2016. Por isso vejo que tanto a diretoria quanto a torcida não aprovam esse treinador. 
Mas Jorginho seria uma boa, no meu ver. É um treinador que demostra passar uma confiança pra seus atletas muito legal e além do mais conseguiu o acesso do Vasco para a série A de 2017, sem falar da sua passagem pela seleção brasileira em 2010.

Mas se bem que o Timão poderia olhar melhor para Osmar Loss, que comanda as categorias de base. É incrível o aproveitamento do Sub 20 corintiano em todos os torneios que a equipe disputa, sendo o Corinthians um sério favorito aos títulos todo ano, graças ao trabalho desse cara. Algo parecido aconteceu com o Flamengo, efetivando Zé Ricardo, que era também dos juniores para o clube profissional. Ele levou o rubro negro ao terceiro lugar no Brasileirão desse ano. Porque isso também não pode ocorrer no Timão, hein?



Mas de nada adiantará trazer um excelente técnico, se a diretoria e o conselho deliberativo não andarem lado a lado. O que dá de perceber é que o atual presidente Roberto de Andrade não tem total apoio da maioria dos conselheiros, sendo muita vez pressionado pelas escolhas que toma, como a contratação de Oswaldo, em outubro desse ano. Tanto no Corinthians quanto em outros times do Brasil existem muitas pessoas ligadas ao futebol que são sujas e corruptas, e esses são os fatores da falta de dinheiro, infraestrutura e muito mais de muitos clubes. Mas tenho certeza que o Timão sairá dessa incômoda situação, porque é forte demais, mas para isso os culpados dentro do Corinthians terão que ser investigados e principalmente terão que pagar pelos subornos causados. O time do Parque São Jorge merece uma diretoria mais competente e dedicada, e sua história não condiz com a realidade, e se isso continuar dentro do clube, o ano de 2017 será muito semelhante ao de 2016. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão 2017; Qual time vai ser campeão??

Seleção brasileira

Marco Reus rumo ao Chelsea FC??