Jovens promessas brasileiras nos dias atuais
Com o fim do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2016, muitas lições devem ser dadas a muitos times do nosso futebol, mais especificamente para os dirigentes desses times: América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, entre muitos outros.
Bem, nessa edição de Campeonato, o time do Botafogo acabou se sagrando campeão, levantando o caneco em plena Arena Corinthians, onde derrotou o clube alvinegro comandado por Osmar Loss pelo placar de 2 x 0. Derrubou o time que talvez para muita gente seria o favorito, até para mim. Mas achei interessante que o Botafogo tem uma base boa, de bons jogadores, porque na maioria das vezes só se fala em Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, e acabamos por não olhar de um outro jeito, para todos os times.
Esse trabalho conjunto de treinadores e jogadores, junto com o apoio das torcidas é muito legal, porque além de se lapidarem jogadores, pensando no futuro da amarelinha, estão também formando jovens de bom caráter. Muitos meninos das categorias de base não irão se tornar futuros craques, muitos nem vão chegar a ser jogadores, mas esse contato com o futebol só traz resultados positivos.
Diferente de muitos clubes, o Santos FC, talvez seja o único do Brasil que mais coloca esses jogadores em campo, e a torcida santista tem um carinho muito grande com os meninos da vila. Exemplos não faltam: Vladimir, Alison, Léo Cittadini, Thiago Maia, Zeca, Cajú, Gustavo Henrique, Gabriel (Hoje na Internazionale), entre outros.
Na minha opinião, o clube que obtém a maior base do Brasil é o Corinthians. Mas no profissional não vejo eles no time. Por exemplo, hoje os atacantes titulares do Timão são Romero e Gustavo, ou talvez o Lucca. E no banco estão Léo Jabá e Carlinhos, que por muito tempo fazem um trabalho muito bom. Não só no ataque, mas também em outras posições. Esses jogadores teriam que estar no time principal: Carlinhos, Léo Jabá, Marciel, Guilherme Arana, Maycon e Gabriel Vasconcelos.
Outro exemplo de time que vou pegar é o São Paulo, que traz Centurión, Calleri, Mena, Lugano, ao invés de olhar com carinho para o Sub-20.
Como esses e outros quase não dão valor ao que tem, muitos desses jovens partem rumo a Europa, onde lá vão ser super valorizados e seu preço sobe no mercado, como aconteceu com o jovem Marquinhos, hoje no PSG.
Não sei por qual motivo não são aproveitados, deve ser porque no futebol exista muita sujeira e gente mal intencionada, que entra no clube só para arrecadar grana, mas não vou estender o assunto.
Bem, esse foi mais um texto meu, que não é grande, mas serviu muito para expressar o que acho das nossas futuras promessas.
Bem, nessa edição de Campeonato, o time do Botafogo acabou se sagrando campeão, levantando o caneco em plena Arena Corinthians, onde derrotou o clube alvinegro comandado por Osmar Loss pelo placar de 2 x 0. Derrubou o time que talvez para muita gente seria o favorito, até para mim. Mas achei interessante que o Botafogo tem uma base boa, de bons jogadores, porque na maioria das vezes só se fala em Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, e acabamos por não olhar de um outro jeito, para todos os times.
Esse trabalho conjunto de treinadores e jogadores, junto com o apoio das torcidas é muito legal, porque além de se lapidarem jogadores, pensando no futuro da amarelinha, estão também formando jovens de bom caráter. Muitos meninos das categorias de base não irão se tornar futuros craques, muitos nem vão chegar a ser jogadores, mas esse contato com o futebol só traz resultados positivos.
Diferente de muitos clubes, o Santos FC, talvez seja o único do Brasil que mais coloca esses jogadores em campo, e a torcida santista tem um carinho muito grande com os meninos da vila. Exemplos não faltam: Vladimir, Alison, Léo Cittadini, Thiago Maia, Zeca, Cajú, Gustavo Henrique, Gabriel (Hoje na Internazionale), entre outros.
Na minha opinião, o clube que obtém a maior base do Brasil é o Corinthians. Mas no profissional não vejo eles no time. Por exemplo, hoje os atacantes titulares do Timão são Romero e Gustavo, ou talvez o Lucca. E no banco estão Léo Jabá e Carlinhos, que por muito tempo fazem um trabalho muito bom. Não só no ataque, mas também em outras posições. Esses jogadores teriam que estar no time principal: Carlinhos, Léo Jabá, Marciel, Guilherme Arana, Maycon e Gabriel Vasconcelos.
Outro exemplo de time que vou pegar é o São Paulo, que traz Centurión, Calleri, Mena, Lugano, ao invés de olhar com carinho para o Sub-20.
Como esses e outros quase não dão valor ao que tem, muitos desses jovens partem rumo a Europa, onde lá vão ser super valorizados e seu preço sobe no mercado, como aconteceu com o jovem Marquinhos, hoje no PSG.
Não sei por qual motivo não são aproveitados, deve ser porque no futebol exista muita sujeira e gente mal intencionada, que entra no clube só para arrecadar grana, mas não vou estender o assunto.
Bem, esse foi mais um texto meu, que não é grande, mas serviu muito para expressar o que acho das nossas futuras promessas.

Comentários
Postar um comentário