O que esperar do Corinthians em 2022?
Depois de quase dois anos sem postar conteúdo, volto de novo, e a primeira postagem de 2022 merece um tema especial, e hoje vou comentar um pouco do que eu vejo sobre o time do Corinthians nesse ano. A análise feita até agora é positiva?
Desempenho
Bem, se tratando de performance, o time vem jogando melhor nas últimas partidas desde que Sylvinho foi demitido. Coincidência, torcedor? E o poder de reação deve ser destacado. O Corinthians mostrou ontem contra o Mirassol e domingo passado contra o Santo André que tem muito poder ofensivo, e até capacidade pra ir além. No segundo tempo com a entrada do Willian, o timão conseguiu ser muito agudo e criou muitas chances de gol, sem falar nas jogadas trabalhadas no meio com Giuliano, Renato Augusto (que pra mim foi o melhor no último jogo), e Paulinho, que mais uma vez foi destaque, não só pelo golaço, mas pela quantidade de vezes que chega ao ataque com qualidade. Quem dera se ele fosse o 9, hein corintiano?
Brincadeiras a parte, gostei bastante também da chegada ao ataque do Fagner, que na maioria dos jogos comandados por Sylvinho ficava na retaguarda, sem subir muito. Mas é evidente a qualidade do lateral corintiano, como também da capacidade de fazer jogadas e triangulações com seu velho parceiro Renato Augusto, Paulinho ou até com Roger Guedes. E o que falar do antigo camisa 123 do timão?
Pode ser melhor!
Quem acompanhou os jogos de Roger Guedes ano passado sabe do que eu tô falando. Não sei o que pode estar acontecendo com ele, talvez seja só uma fase, mas dá pra ver que não está no seu auge no início desse ano. Ainda não marcou gol desde que assumiu a camisa 9, será que se voltar a 123 o artilheiro sai da "zica"? 👀
Quanto à participação do Mantuan, tenho que destacar que ele tem um ótimo potencial e bom drible com velocidade, mas no momento não é a melhor peça pra ser titular jogando pelos extremos. Um jogador com mais rodagem e tempo de titularidade como o Mosquito pode ser importante pro time do que o Mantuan na minha visão.
Defesa corintiana
Quanto à defesa? O que pode melhorar ainda? Na minha opinião, uma mudança na escalação pode fazer toda a diferença. Quem acompanhou o Cássio desde 2012 não entende como um jogador de alto nível no passado pode cometer tantas falhas hoje no presente. São muitos os momentos que o Cássio pode dar um pouco mais de retorno, e as falhas são muito claras, só ele que não admite as vezes. Não é fácil ter que colocar um ídolo do clube no banco de reservas, mas no momento é a decisão mais assertiva e que pode ser uma chance dele mesmo se recuperar como jogador.
Outro ponto que eu queria destacar sobre a defesa é a lateral esquerda. Lucas Piton claramente não é tão bem defensivamente quanto na parte ofensiva. Nem sempre Fábio Santos dará conta do recado esse ano, até por conta da idade ou lesões. Eu vejo a necessidade de um nome mais confiável pra ter no elenco, e Bruno Melo não me agrada.
Você que acompanha as vezes os jogos do Corinthians já deve ter notado que em jogadas de bola parada o zagueiro Gil é sempre o mais procurado pelo alto. Aí que vem a pergunta? Quantos gols de cabeça ele já fez na carreira? Muito poucos. Essa é uma das coisas que poderia ser ajustada, porque o time tem ótimos cobradores, mas jogar a bola sempre no mesmo cara não vai adiantar. Se o aproveitamento fosse bom pelo menos...
Resumo da ópera alvinegra
O time obviamente precisa de um treinador à altura do que representa o Corinthians como um todo. Experiência, ousadia e firmeza nas decisões são qualidades que devem ser buscadas pelo melhor nome no mercado. A pretensão maior do time obviamente é a Libertadores, mas pra ir bem no torneio é preciso ajustar mais detalhes, e talvez o Paulistão seja bom pra isso. Se tratando de Brasileirão a falta de um elenco (não um time) recheado de bons jogadores dificulte um pouco o rendimento do timão à longo prazo. Um centroavante faria a diferença nesse time, mas não vejo com tanta prioridade no momento, e dependendo do esquema que o novo técnico vai utilizar, o Corinthians jogue até sem um atacante de referência.
Não dá mais pra reclamar de falta de jogadores, nem na diretoria. O time vem em uma crescente boa e que indica novos ares pro time do Parque São Jorge, que sonha por mais títulos na sua galeria. Dá pra ganhar um caneco esse ano, hein? Só nos resta saber quem vai ser o maestro que que vai comandar essa orquestra alvinegra no ano de 2022, restando ao torcedor ficar na expectativa da música sair afinada ou nem tanto...
Comentários
Postar um comentário