A REPRISE do 7 x 1 e sua relação com o "COMPLEXO DE VIRA-LATA"

Seja bem vindo à mais um conteúdo! 


Nesse último domingo (31 de maio), o SporTV, canal de esportes pra TV fechada, fez a transmissão do fatídico dia em que a seleção brasileira sofreu sua pior derrota em toda a sua história. O 7 x 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014 foi pra muitos torcedores brasileiros uma verdadeira catástrofe, e acompanhá-lo de novo seria um novo martírio, mas não pra uma boa parcela de "brasileiros".

Aproveito aqui pra colocar uma relação entre esse assunto e o complexo ou síndrome de vira-lata - uma expressão usada por Nelson Rodrigues (escritor do nosso país), pra se referir a posição inferior que o próprio brasileiro se coloca em relação a pessoas de outros países. Uma observação importante, é que esse complexo se refere também à derrota que a seleção brasileira sofreu na Copa de 1950, contra o Uruguai. Essa falta de "auto-estima" de boa parte dos brasileiros acaba se refletindo em muitas coisas, entre as quais posso mencionar o VT desse jogo em 2014. Por que reviver esse momento de novo? Pra mim não faz sentido.

Talvez tudo isso possa estar relacionado também ao lado político, e alguns escândalos envolvendo corrupção, lavagem de dinheiro e coisas desse gênero acabam influenciando essa apatia e desânimo do povo brasileiro com relação ao seu país, e até numa esperança de que tempos bons possam voltar. 


Deveríamos nos orgulhar por sermos brasileiros, e não nos inferiorizarmos frente a quem quer que seja, independente do motivo. O 7 x 1 foi sofrido? Claro que foi, mas outras copas virão, assim como a oportunidade de fazer tudo diferente. As vezes o "fundo do poço" pode ser a melhor coisa que acontece, pois nesse cenário é que as pessoas se veem obrigadas a mudar sua postura e suas ações. Por que não esquecer essa goleada e pensar em novos rumos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão 2017; Qual time vai ser campeão??

Seleção brasileira

Marco Reus rumo ao Chelsea FC??