Brasil na Copa de 2018: Os prós e contras de uma campanha razoável
Olá a todos!

No último sábado, a Copa do Mundo chegou ao fim. Com a seleção francesa se sagrando campeã, e tendo alguns jogadores destaques, tais como Mbappé e Modric, o melhor torneio de futebol do mundo, para a nossa seleção, foi de certa forma razoável, pois considero que o Brasil fez sim, em boa parte, uma boa campanha, (pelo menos dessa vez não fomos derrotados por 7 x 1, não é mesmo? hahaha).
Brincadeiras à parte, num quesito geral, apesar da eliminação contra os belgas, o Brasil teve um bom desempenho nas partidas que disputou, e também nessa partida criou várias chances de gol, mas não deu, infelizmente. Porém fico feliz em saber que o técnico Tite "resgatou" o amor do brasileiro com a seleção, e que o mesmo fez com que a seleção voltasse a jogar bem.
Na minha opinião, alguns detalhes deveriam ser ajustados para que tivéssemos uma melhor colocação, quem sabe a primeira, na Copa desse ano. Dentre as quais posso falar da escalação, que alguns nomes não me agradaram tanto, como por exemplo o goleiro Alisson, que apesar de ser um bom goleiro, no meu ver, não passa total confiança para o restante do time. Ou do volante Fernandinho , que teve um rendimento abaixo do esperado, mas que nas partidas do Brasil, acabou ganhando a titularidade.
E o que dizer de Marcelo, que veio de uma bela campanha com o Real Madrid na temporada, sendo um dos destaques dos Merengues em algumas competições, como a Liga dos Campeões, e que na seleção não demostra a mesma performance. Acho até que a escalação de Filipe Luís seria melhor, hein?
De qualquer forma, há dois lados a seres considerados e analisados, o positivo, e também o negativo, da campanha brasileira na Copa do Mundo 2018, onde abaixo mostro o que penso a respeito:

No último sábado, a Copa do Mundo chegou ao fim. Com a seleção francesa se sagrando campeã, e tendo alguns jogadores destaques, tais como Mbappé e Modric, o melhor torneio de futebol do mundo, para a nossa seleção, foi de certa forma razoável, pois considero que o Brasil fez sim, em boa parte, uma boa campanha, (pelo menos dessa vez não fomos derrotados por 7 x 1, não é mesmo? hahaha).
Brincadeiras à parte, num quesito geral, apesar da eliminação contra os belgas, o Brasil teve um bom desempenho nas partidas que disputou, e também nessa partida criou várias chances de gol, mas não deu, infelizmente. Porém fico feliz em saber que o técnico Tite "resgatou" o amor do brasileiro com a seleção, e que o mesmo fez com que a seleção voltasse a jogar bem.
Na minha opinião, alguns detalhes deveriam ser ajustados para que tivéssemos uma melhor colocação, quem sabe a primeira, na Copa desse ano. Dentre as quais posso falar da escalação, que alguns nomes não me agradaram tanto, como por exemplo o goleiro Alisson, que apesar de ser um bom goleiro, no meu ver, não passa total confiança para o restante do time. Ou do volante Fernandinho , que teve um rendimento abaixo do esperado, mas que nas partidas do Brasil, acabou ganhando a titularidade.
E o que dizer de Marcelo, que veio de uma bela campanha com o Real Madrid na temporada, sendo um dos destaques dos Merengues em algumas competições, como a Liga dos Campeões, e que na seleção não demostra a mesma performance. Acho até que a escalação de Filipe Luís seria melhor, hein?
De qualquer forma, há dois lados a seres considerados e analisados, o positivo, e também o negativo, da campanha brasileira na Copa do Mundo 2018, onde abaixo mostro o que penso a respeito:
Parte positiva
![]() |
- Você não está se iludindo com a seleção, né filho?
- Claro que não, mãe...
|
Parar de criar muitas expectativas sobre a seleção:
Isso é uma coisa que coloquei em outra postagem, sobre as seleções mais bem preparadas para a Copa desse ano. Em um trecho, afirmei que seria um pouco equivocado de nossa parte achar que seria apenas questão de tempo para que a seleção conquistasse o hexa.
Muitos torcedores caíram nessa falsa ilusão, esquecendo que também teriam seleções de altíssimo nível técnico. Quem sabe para a próxima Copa possamos ser mais "realistas", não é mesmo? Como diz aquela frase: "Não grita gol antes, pô!"
É fato que a fase de Gabriel Jesus, depois da lesão que sofreu num jogo do Manchester City não era boa, em contrapartida com a de seu substituto. Firmino veio de uma temporada, no meu ver, melhor do que a de Jesus, porém desde os tempos de Corinthians o técnico Tite tem a mania de insistir em alguns jogadores, mesmo que em certas partidas não tenham o aproveitamento esperado.
No meu ver, há de existir um limite, de esperar de um atleta render num número de partidas, caso contrário, é preciso haver a substituição por outra peça. Tudo bem, é correto confiar em algum jogador, mas numa Copa do Mundo essa "insistência"exagerada dar alguns prejuízos.
Em contrapartida, alguns nomes não estarão mais na próxima Copa do Mundo, como Thiago Silva, ou Paulinho, por exemplo.
Na minha opinião, a seleção tem tudo para disputar um belo campeonato no Catar, em 2022. Se alguns ajustes forem realizados, a convocação for melhor repensada, o Brasil tem sim condições de conquistar o hexa campeonato. Até porque até lá, alguns atletas podem participar, como Arthur (Barcelona), Vinícius Jr (Real Madrid), David Neres (Ajax), Pedrinho (Corinthians), e Malcom (Bordeaux). Se a base for mantida, assim como o padrão de jogo, e a permanência de Tite, a seleção pode dar bons frutos para o torcedor brasileiro, que há 16 anos espera ver o time novamente na primazia do mundo, como 5 vezes já foi.
Dar mais oportunidades a quem está num melhor momento:
No meu ver, há de existir um limite, de esperar de um atleta render num número de partidas, caso contrário, é preciso haver a substituição por outra peça. Tudo bem, é correto confiar em algum jogador, mas numa Copa do Mundo essa "insistência"exagerada dar alguns prejuízos.
Parte negativa
Saída de alguns jogadores para a próxima Copa:
Em contrapartida, alguns nomes não estarão mais na próxima Copa do Mundo, como Thiago Silva, ou Paulinho, por exemplo.
Críticas exageradas
Após a eliminação do Brasil, vi e ouvi algumas críticas (por parte de comentaristas e jornalistas) a respeito de certos jogadores titulares, reservas, da comissão e até do treinador, muitas dessas exageradas, no meu ponto de vista.
E até mesmo ofensas, como aquela que aconteceu com Fernandinho, no Instagram. Tudo bem, o resultado não foi o melhor possível, mas começar a insultar alguém já é demais.
E até mesmo ofensas, como aquela que aconteceu com Fernandinho, no Instagram. Tudo bem, o resultado não foi o melhor possível, mas começar a insultar alguém já é demais.
E para 2022?
![]() |
Alguns nomes que podem pintar na seleção em 2022: Arthur, Lucas Paquetá, David Neres, Jemerson, Malcom, Alex Sandro, Richarlison e Fabinho.
|


Comentários
Postar um comentário