Brasil na Copa de 2018: Os prós e contras de uma campanha razoável

Olá a todos!
Imagem relacionada
No último sábado, a Copa do Mundo chegou ao fim. Com a seleção francesa se sagrando campeã, e tendo alguns jogadores destaques, tais como Mbappé e Modric, o melhor torneio de futebol do mundo, para a nossa seleção, foi de certa forma razoável, pois considero que o Brasil fez sim, em boa parte, uma boa campanha, (pelo menos dessa vez não fomos derrotados  por 7 x 1, não é mesmo? hahaha).

Brincadeiras à parte, num quesito geral, apesar da eliminação contra os belgas, o Brasil teve um bom desempenho nas partidas que disputou, e também nessa partida criou várias chances de gol, mas não deu, infelizmente. Porém fico feliz em saber que o técnico Tite "resgatou" o amor do brasileiro com a seleção, e que o mesmo fez com que a seleção voltasse a jogar bem.

Na minha opinião, alguns detalhes deveriam ser ajustados para que tivéssemos uma melhor colocação, quem sabe a primeira, na Copa desse ano. Dentre as quais posso falar da escalação, que alguns nomes não me agradaram tanto, como por exemplo o goleiro Alisson, que apesar de ser um bom goleiro, no meu ver, não passa total confiança para o restante do time. Ou do volante Fernandinho , que teve um rendimento  abaixo do esperado, mas que nas partidas do Brasil, acabou ganhando a titularidade.

E o que dizer de Marcelo, que veio de uma bela campanha com o Real Madrid na temporada, sendo um dos destaques dos Merengues em algumas competições, como a Liga dos Campeões, e que na seleção não demostra a mesma performance. Acho até que a escalação de Filipe Luís seria melhor, hein?

De qualquer forma, há dois lados a seres considerados e analisados, o positivo, e também o negativo, da campanha brasileira na Copa do Mundo 2018, onde abaixo mostro o que penso a respeito:


Parte positiva




Imagem relacionada
- Você não está se iludindo com a seleção, né filho?
- Claro que não, mãe...
Parar de criar muitas expectativas sobre a seleção:

Isso é uma coisa que coloquei em outra postagem, sobre as seleções mais bem preparadas para a Copa desse ano. Em um trecho, afirmei que seria um pouco equivocado de nossa parte achar que seria apenas questão de tempo para que a seleção conquistasse o hexa. 

       Muitos torcedores caíram nessa falsa ilusão, esquecendo que também teriam seleções de altíssimo nível técnico.  Quem sabe para a próxima Copa possamos ser mais "realistas", não é mesmo? Como diz aquela frase: "Não grita gol antes, pô!"



Dar mais oportunidades a quem está num melhor momento: 


É fato que a fase de Gabriel Jesus, depois da lesão que sofreu num jogo do Manchester City não era boa, em contrapartida com a de seu substituto. Firmino veio de uma temporada, no meu ver, melhor do que a de Jesus, porém desde os tempos de Corinthians o técnico Tite tem a mania de insistir em alguns jogadores, mesmo que em certas partidas não tenham o aproveitamento esperado.

No meu ver, há de existir um limite, de esperar de um atleta render num número de partidas, caso contrário, é preciso haver a substituição por outra peça. Tudo bem, é correto confiar em algum jogador, mas numa Copa do Mundo essa "insistência"exagerada dar alguns prejuízos.

Parte negativa

Saída de alguns jogadores para a próxima Copa: 


Em contrapartida, alguns nomes não estarão mais na próxima Copa do Mundo, como Thiago Silva, ou Paulinho, por exemplo.



Críticas exageradas

Após a eliminação do Brasil, vi e ouvi algumas críticas (por parte de comentaristas e jornalistas) a respeito de certos jogadores titulares, reservas, da comissão e até do treinador, muitas dessas exageradas, no meu ponto de vista. 

E até  mesmo ofensas, como aquela que aconteceu com Fernandinho, no Instagram. Tudo bem, o resultado não foi o melhor possível, mas começar a insultar alguém já é demais.



E para 2022?

Resultado de imagem para 2022 seleção

Alguns nomes que podem pintar na seleção em 2022: Arthur, Lucas Paquetá, David Neres, Jemerson, Malcom, Alex Sandro, Richarlison e Fabinho.


Na minha opinião, a seleção tem tudo para disputar um belo campeonato no Catar, em 2022. Se alguns ajustes forem realizados, a convocação for melhor repensada, o Brasil tem sim condições de conquistar o hexa campeonato. Até porque até lá, alguns atletas podem participar, como Arthur (Barcelona), Vinícius Jr (Real Madrid), David Neres (Ajax), Pedrinho (Corinthians), e Malcom (Bordeaux). Se a base for mantida, assim como o padrão de jogo, e a permanência de Tite, a seleção pode dar bons frutos para o torcedor brasileiro, que há 16 anos espera ver o time novamente na primazia do mundo, como 5 vezes já foi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão 2017; Qual time vai ser campeão??

Seleção brasileira

Marco Reus rumo ao Chelsea FC??