Goleiros no Brasil

Goleiro: Também chamado de guarda-redes ou arqueiro, tem como principal função evitar que o gol seja marcado pelo time adversário numa partida de futebol. Ultimamente essa função vem ganhando cada vez mais destaque no futebol brasileiro nos últimos tempos. É a posição que mais “sofre”, devido a intensa responsabilidade em jogos decisivos, devido ao intenso treinamento,e muito mais. São os goleiros que deviam receber maiores elogios por tudo o que eles passam, mas parece que as pessoas só sabem chamar sua atenção, quando cometem erros ou falham. É notável o alto nível dos goleiros, por exemplo, ano passado, no campeonato brasileiro de 2015, o time do Joinville, que foi o último colocado na tabela de classificação, além de ser o primeiro time rebaixado daquele ano, terminou o ano com um ótimo goleiro, no caso Agenor, que antes do Joinville, atuava com a camisa do Internacional. Tudo isso se deve ao fato do intenso treinamento exercido pelos seus treinadores, e a filosofia exercida pelos técnicos do time. Hoje em dia prioriza-se mais a defesa, a segurança do time do que o ataque, do que ter atacantes decisivos e que marquem muitos gols. Falando um pouco da nossa seleção, não tenho do que reclamar sobre os goleiros que lá jogam. Jogadores de altíssimo nível técnico não faltam a disposição do técnico Dunga: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio), Cássio (Corinthians), Fernando Prass (Palmeiras), Danilo Fernandes (Sport), Vanderlei (Santos), Diego Cavalieri (Fluminense), Fábio (Cruzeiro), Victor (Atlético MG), Paulo Victor (Flamengo), Neto (Juventus), e por aí vai, e tenho certeza de que qualquer um desses que citei, dariam conta do recado! Hoje, as técnicas para o treinamento de goleiros, vão muito mais além do que é oferecido aos jogadores de linha. Hoje, por exemplo a saída de bola, posicionamento no gol, além de saber jogar com os pés vem tendo cada vez ,mais importância. O que falta para melhorar, na minha opinião,  é a valorização do trabalho dos goleiros, e também a de seus treinadores, que hoje em dia não servem apenas como chutadores de bola. Outra coisa que deveria mudar é o investimento também em outras posições, como por exemplo no ataque e meio campo. Jogadores não faltam, o que é necessário são pessoas que os levem para os melhores caminhos. E dá sim para mudar isso, basta as pessoas que comandam o nosso futebol, darem mais importância do futuro do futebol brasileiro. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão 2017; Qual time vai ser campeão??

Seleção brasileira

Marco Reus rumo ao Chelsea FC??