Brasileirão 2016!

        Neste final de semana teremos o início do campeonato brasileiro de 2016, representado por 20 equipes, que irão disputar um dos torneios mais acirrados dos últimos tempos, e essa edição tem tudo para ser espetacular para os amantes e admiradores do futebol!
         O Corinthians, último campeão brasileiro, tenta mais uma vez levantar a taça. O ano do timão começou fantástico. Dono da melhor campanha da primeira fase da libertadores e o time com o melhor aproveitamento no Campeonato Paulista, muito bom para um time que perdeu tantas peças importantes no final do ano de 2015. Mas as recentes eliminações no Paulistão e na Libertadores deixaram uma "pulga atrás da orelha" no torcedor corintiano. Um pouco parecido com a campanha do ano passado. No meu ponto de vista o que falta para esse time são os jogadores mostrarem serviço, pois estão a um bom tempo no timão. Guilherme, André, Bruno Henrique são os principais que ainda não mostraram todo o seu futebol. Acho que o Corinthians vai passar um pouco de dificuldade no começo do campeonato, mas com o tempo, as coisas vão começar a dar certo, visto que tem um técnico de altíssima qualidade que pode fazer toda a diferença, e que mesmo tendo certas dificuldades, pode incomodar muito nesse campeonato.
      Já o São Paulo, espera fazer bonito esse ano. O time dirigido pelo técnico Edgardo Bauza vai dividir as atenções entre Brasileirão e Libertadores. O ano do tricolor começou razoável, mas com o tempo de trabalho, o técnico parece ter dado conta do recado. Na minha opinião, o desempenho do São Paulo esse ano vai depender muito da atuação e rendimento de seus principais jogadores que esse ano são Calleri e Paulo Henrique Ganso. Logo nas primeiras atuações do time esse ano, acho que esse time vai conquistar poucos pontos, mas se jogar do mesmo jeito no Brasileirão que vem jogando na Libertadores, tem tudo para ser vitorioso.
        O Palmeiras estréia amanhã, enfrentando o Atlético Paranaense, no Allianz Parque. O time tenta o torneio mais uma vez. O último foi levantado em 1994. O time que é dirigido pelo técnico Cuca, melhorou muito de lá pra cá. O verdão enfrentou muitas dificuldades no começo do ano, e depois vieram as eliminações do Campeonato Paulista e na Libertadores. Mas parece que a tranquilidade voltou para o ambiente de trabalho. O verdão vem tendo muito tempo para se organizar e treinar, o que falta agora são os jogadores mostrarem o mesmo rendimento nos treinos. Considero o Palmeiras um dos favoritos ao título, principalmente pelo seu técnico, que já ganhou o campeonato muitas vezes e pelo seu rendimento frente as equipes que comandou.
        O Santos vive um momento um pouco diferente de Corinthians, São Paulo e Palmeiras. O ano do peixe começou muito bem, com um dos melhores aproveitamentos do Paulistão, e no final foi coroado com este. Gosto muito do time do Santos, principalmente pelo jeito que joga e também por dar muitas oportunidades para os jogadores da base. O maior problema do Santos é continuar apresentando esse rendimento no resto da temporada, visto que pode sofrer muito com a saída de alguns dos principais jogadores. Para esse ano o Santos vai contar muito com o seu estádio, pois em casa tem um rendimento muito superior, mas uma coisa que na minha opinião deve mudar é a preocupação de ganhar fora de casa, pois não tinha muita regularidade jogando em outros gramados ano passado.
        A Ponte Preta esse ano, vai disputar muitas competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana. Tudo isso pode atrapalhar os planos da macaca. Seu elenco não é dos melhores, e ultimamente não vem mostrando um bom futebol, muito menos dar um pouco de segurança para sua torcida. Um dos fatores que podem fazer a diferença é o seu técnico, que é Eduardo Baptista, além disso o time contará com o apoio de Roger, que fez um belo Campeonato Paulista, jogando com o RB Brasil. Aponto ela como um time regular, que não chegará muito longe esse ano.
        Os times que representarão Minas Gerais são: Atlético MG, América MG e Cruzeiro.
Começando a falar um pouco do Galo, é hoje, na minha opinião, o mais preparado e capacitado para buscar o título. A diretoria é uma das melhores do Brasil, e conseguiu manter a maioria dos seus principais jogadores para a edição de 2016. Tem um técnico que pode fazer a diferença e jogadores novos que vieram, principalmente Robinho, que tem tudo para arrebentar esse ano no Brasileirão. Além disso conta com o apoio incondicional da sua torcida e tem um ótimo aproveitamento tanto dentro de casa, quanto jogando fora de casa.
         O Cruzeiro vem de uma eliminação na Primeira Liga e no Campeonato Mineiro. O time precisa mostrar resultados e vem sendo muito pressionado pelo rendimento. Ele vai contar com o seu técnico que é Paulo Bento. Contratou muitos jogadores, que ainda não mostraram serviço. Mesmo assim, tem muitas condições para chegar ao título e incomodar nesse torneio.
        Eu aponto o América MG a ser um dos times rebaixados esse ano. O time, apesar de contar com muitos jogadores novos esse ano e ter ganhado o estadual, é muito fraco tecnicamente e individualmente. O título ganho frente ao Atlético MG, pode estimular um pouco mais o time para talvez permanecer na primeira divisão do Brasileirão de 2017.
        Não aposto muito nos times que representam Santa Catarina, que são Chapecoense e Figueirense.
        Começando a falar da Chapecoense, acho que esse ano, será um dos times que irão brigar para não cair. O elenco desse ano é muito regular. Manteve boa parte de seus jogadores, mas também sofreu a perda de seu principal jogador de 2015, que foi Apodi. Seu foco principal hoje é a permanência na série A do Brasileirão.
         O Figueirense, ano passado, quase que caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro. Não vejo um ano melhor para o Figueira, pois esse time ainda não está pronto, e para disputar um Campeonato tão disputado e longo como esse, o time que quer ser campeão e chegar longe, precisa muito de um plantel grande e de qualidade. É, na minha opinião, um dos rebaixados esse ano.
        Os times que representam o Rio Grande do Sul são Grêmio e Internacional. Os tricolores esse ano, podem chegar muito longe, pois tem um técnico que mudou a cara do time do ano passado, e tem tudo para fazer uma boa campanha esse ano. O Grêmio esse ano, entra muito pressionado, principalmente por não conquistar um título de expressão há muito tempo. Esse ano, foi desclassificado do Gauchão e na Libertadores, mas se seus principais jogadores aparecerem esse ano, como por exemplo Luan, e Miller Bolaños. Outro fator importante para o tricolor é o apoio de sua torcida e do retrospecto em seu estádio. Esse time vai dar muito trabalho, na minha opinião.
        O Internacional chega muito motivado para esse ano, visto que conquistou mais uma vez o Gauchão, e muitos fatores são muito importantes para o Inter chegar longe, como por exemplo o seu técnico Argel, que é muito capacitado e competente. Esse ano, perdeu seu principal jogador: D'alessandro. Mas o jogador que o substituiu parece, até agora, que deu conta do recado. Um jogador que pode fazer a diferença para o Colorado é Andrigo, que já fez seis gols na temporada. O Colorado não conquista esse ano desde 1979, e entra um pouco pressionado por sua torcida.
        Falando um pouco sobre o Nordeste brasileiro, irá ser representado por 3 equipes: Santa Cruz, Sport e Vitória, e acho que nenhum desses irá empolgar.
        O Santa Cruz vai chegar muito motivado para essa edição, como outros times também vão. mas vai bater de frente contra equipes grandes, que já se acostumaram a jogar esse torneio. Diferente do Santa Cruz, que há muito tempo não disputava esse torneio. Mas nem tudo é ruim, pois tem um jogador que pode fazer a diferença, e ele se chama Grafite. O atacante é o artilheiro do time na temporada, e tem muitas condições para fazer isso no Brasileirão.
        Outro time no qual eu não demonstro minha total confiança é o Sport. Mas tudo pode mudar, pois tem jogadores capacitados e um belo estádio, no qual sua torcida, sempre comparece em peso. Uma dificuldade que times como esse vão enfrentar, é que o Campeonato é muito grande, e para isso, tem que ter um elenco de qualidade, e isso hoje, não tem.
        No Vitória, o principal problema é a oscilação. Em alguns jogos esse ano tem apresentado um futebol de qualidade e vencendo com tranquilidade, já em outros, isso não se mostrou igual. Como o Campeonato é muito grande, não vejo que chegará longe, mas sim será um dos favoritos ao rebaixamento.
        Coritiba e Atlético PR representarão o Paraná, e o único que pode chegar mais longe, eu acho que é o Furacão!
        O time, esse ano, ganhou o estadual e chegou a final da Primeira Liga, além disso, conta sempre com o apoio de sua torcida, que é muito fanática, e dá muito incentivo ao time. O seu estádio, que é muito lindo, é um fator que pode fazer a diferença. O Atlético é comandado pelo técnico Paulo Autuori, e tem um jogador que é muito bom tecnicamente e individualmente, ele é Walter. Disputará, também a Copa do Brasil, e se não manter a regularidade no Brasileirão, pode vacilar.
         O maior rival do furacão, o Coritiba, esse ano, será um dos times favoritos ao rebaixamento. Ultimamente a única preocupação desse time é se manter longe do Z-4, e isso deveria mudar, pois sua torcida há muito tempo espera algo melhor para a temporada, mas, normalmente, só consegue manter um bom rendimento no Estadual. Tudo isso pode mudar, pois seu principal jogador é Kléber, e é o artilheiro do time na temporada. Tem também Juan, que esse ano, tem se mostrado como um excelente jogador. Mas para chegar longe, o time tem que ter plantel, e isso o Coxa não tem.
          No Rio de Janeiro, a situação parece ser um pouco melhor. Flamengo, Fluminense e Botafogo tentam o caneco, e tem muitas condições para isso.
          Começando pelo Flamengo, a diretoria contratou 10 jogadores esse ano, além disso trouxe o experiente técnico Muricy Ramalho, e isso foi muito importante. Com o tempo de trabalho, Muricy pode levar o Flamengo ao G-4, mas também ao título. Jogadores experientes como Mancuello e Guerrero podem fazer total diferença no Mengão esse ano. Em termos de estádio e torcida, não há do que discutir. Apesar das eliminações na Primeira Liga e também no estadual, acho que não interfere muito no rendimento esse ano.
        O Fluminense e o Botafogo são dois times que enfrentam situações diferentes esse ano.
        O Tricolor das laranjeiras, chega muito motivado esse ano, pois fez até agora uma boa campanha no estadual e na Primeira Liga. O fator mais importante que levou o Flu a conquistar um bom rendimento foi a contratação de Levir Culpi, que ano passado teve uma atuação impecável no Brasileirão comandando o Galo. Um jogador que tem tudo para arrebentar é Gustavo Scarpa. Acho que esse time não só pode brigar por G-4, mas também buscar o título.
         O Botafogo, esse ano, apesar da desconfiança, fez uma boa campanha no estadual. Mas não aposto para o Brasileirão, pois não tem um elenco forte. Um dos fatores que podem fazer a diferença é a experiência do goleiro Jefferson, e seu técnico Ricardo Gomes. A revelação que pode arrebentar é Ribamar. Esse time vai passar por diferentes oscilações esse ano.

        Os meus palpites para esse ano:

Classificação:

1º - Corinthians
2º - Palmeiras
3º - Atlético MG
4º - Santos
5º - Grêmio
6º - Flamengo
7º - Atlético PR
8º - Ponte Preta
9º - São Paulo
10º - Cruzeiro
11º - Fluminense
12º - Internacional
13º - América MG
14º - Botafogo
15º - Sport
16º - Coritiba
17º - Chapecoense
18º - Santa Cruz
19º - Vitória
20º - Figueirense

Revelações:

Lincoln  - Grêmio
Maycon - Corinthians
Thiago Maia - Santos

Craques:

Giovanni Augusto - Corintians
Roger Guedes - Palmeiras
Paulo Henrique Ganso - São Paulo


        Esse é o Campeonato Brasileiro. Quem vai ser campeão? Quem vai ficar no G-4? Quem vai ser rebaixado? Qual o craque que pode arrebentar esse ano? E quem pode decepcionar? Isso é o que veremos nesse campeonato tão disputado e acirrado que é o Campeonato Brasileiro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão 2017; Qual time vai ser campeão??

Seleção brasileira

Marco Reus rumo ao Chelsea FC??