🕑 Futebol brasileiro x europeu: Por que estamos tão atrasados?
Como primeira postagem desse ano, resolvi escolher um tema nem tão debatido e falado pelas pessoas. Todo mundo que acompanha futebol sabe que os melhores jogadores, treinadores e onde se joga o melhor futebol se encontram na Europa. Infelizmente no Brasil a realidade é bem diferente.
Em dezembro do ano passado, Liverpool e Flamengo fizeram a final do Mundial de Clubes. Muitos comentaristas e pessoas ligadas a mídia falaram que o Flamengo jogou de igual pra igual com os ingleses. Em partes eu até concordo, mas o Liverpool teve mais chances reais de gol. Mas além do resultado, uma questão começou a ser levantada: Os times brasileiros podem chegar ao nível dos europeus?
Essa resposta depende de vários fatores. Mas a grande verdade é que os times do Brasil estão muito atrasados em relação aos europeus. Pegamos por exemplo as últimas finais de mundiais. de 2009 à 2019, só o time do Corinthians conseguiu ser campeão. Nas outras 10, só times europeus acabaram vencendo. Sei que só isso não demonstra tudo, mas dá pra ver essa grande disparidade.
Por isso, resolvi colocar os 5 principais motivos pelos quais o futebol brasileiro está muito abaixo comparado ao europeu. Vamos lá!
1 - Valor de mercado
De acordo com dados do site TransferMarkt, que mostra o valor de mercado de cada jogador, somando os 20 times do ano passado do Brasileirão, o resultado é de 986,03M €. Os times com maior valor, são: Palmeiras, Flamengo, Santos, Grêmio e Corinthians. Agora, pegando os dados da Premier League, com 20 clubes, a mesma soma é de 8,5 BI €. Só o Manchester City, com valor de mercado de 1,14 BI € tem um elenco mais valioso do que os times do Brasileirão somados. Com isso dá de perceber como os times europeus contratam sempre os melhores jogadores...
2 - Supremacia há muito tempo
Não há de se duvidar que há muito tempo os europeus dominam o futebol mundial. Essa supremacia começou há tempos, e mudar esse panorama é muito complicado, e a tendência é continuar acontecendo. No começo desse século alguns brasileiros tinham potencial pra bater de frente com times do outro continente. Pego como exemplo o ano de 2000. Times como Vasco, Corinthians e Palmeiras eram verdadeiras máquinas. No mundial daquele ano, disputado no Brasil inclusive, o cruz maltino fez 3 x 1 contra o Manchester United, já o Corinthians fez um bom jogo contra o Real Madrid, 2 x 2. Há mais tempo ainda, o time do São Paulo venceu o Barcelona em 1992, 2 x 1 e o tricolor foi campeão mundial. Não quero ser saudosista, mas parece que há tempos atrás o futebol brasileiro era mais consagrado e respeitado, diferente dos dias de hoje.
3 - Venda de jogadores brasileiros
Esse é outro fator que enfraquece o futebol nacional. Muitos jovens brasileiros são vendidos pra times europeus, como Real Madrid e Shakhtar Donetsk, jogando pouco tempo no Brasil. O exemplo mais recente é o de Reinier, que foi vendido pro Real Madrid esse ano, ou de Vinicius Jr e Rodrygo. São jogadores de muita qualidade, que obviamente, fazem muita falta, e nem sempre os times brasileiros tem condições pra repor à altura.
4 - Quantidade não é qualidade
Talvez esse fator não influencie tanto, mas pode sim ser comentado. Em alguns casos, certos times gastam muita grana em contratações, mas sem levar em conta a qualidade dos jogadores. Um exemplo é o Palmeiras, que em 2019 gastou R$ 140 milhões em contratações, com 8 jogadores, mas a maioria acabou não vingando. Na minha opinião qualidade é melhor que quantidade, e é importante pensar onde aplicar o dinheiro em contratações.
5 - Futebol brasileiro é resultadista
Já queria comentar isso há muito tempo. Infelizmente o futebol brasileiro preza muito mais por resultado do que por qualidade. Não tô querendo dizer que os resultados não são importantes, é claro que são, mas se certo time joga com qualidade, com um bom estilo de jogo, os resultados virão com o tempo, e isso é mais importante. Todos sabemos que a pressão no futebol aqui no Brasil é muito grande, tem torcida que prefere ganhar jogos jogando "feio", e vários técnicos se sustentam por causa de resultado, mas uma hora a conta chega.
Na minha opinião tá na hora de mudar esse pensamento, o futebol brasileiro precisa de mudanças. Obviamente, isso não é fácil, talvez leve muito tempo, e demande dinheiro e planejamento. Competir com o futebol europeu é muito complicado, e dificilmente chegaremos ao mesmo nível deles, isso é realidade, mas melhorar o nível técnico dos times aqui no Brasil pode sim ser feito, afinal de contas "o brasileiro não desiste nunca"!
Deixe nos comentários o que achou sobre o tema, se faltou mais algum fator dos que citei ou outra coisa. Muito obrigado por sua atenção, até a próxima, TMJ! 😉
Em dezembro do ano passado, Liverpool e Flamengo fizeram a final do Mundial de Clubes. Muitos comentaristas e pessoas ligadas a mídia falaram que o Flamengo jogou de igual pra igual com os ingleses. Em partes eu até concordo, mas o Liverpool teve mais chances reais de gol. Mas além do resultado, uma questão começou a ser levantada: Os times brasileiros podem chegar ao nível dos europeus?
Essa resposta depende de vários fatores. Mas a grande verdade é que os times do Brasil estão muito atrasados em relação aos europeus. Pegamos por exemplo as últimas finais de mundiais. de 2009 à 2019, só o time do Corinthians conseguiu ser campeão. Nas outras 10, só times europeus acabaram vencendo. Sei que só isso não demonstra tudo, mas dá pra ver essa grande disparidade.
Por isso, resolvi colocar os 5 principais motivos pelos quais o futebol brasileiro está muito abaixo comparado ao europeu. Vamos lá!
1 - Valor de mercado
De acordo com dados do site TransferMarkt, que mostra o valor de mercado de cada jogador, somando os 20 times do ano passado do Brasileirão, o resultado é de 986,03M €. Os times com maior valor, são: Palmeiras, Flamengo, Santos, Grêmio e Corinthians. Agora, pegando os dados da Premier League, com 20 clubes, a mesma soma é de 8,5 BI €. Só o Manchester City, com valor de mercado de 1,14 BI € tem um elenco mais valioso do que os times do Brasileirão somados. Com isso dá de perceber como os times europeus contratam sempre os melhores jogadores...
2 - Supremacia há muito tempo
Não há de se duvidar que há muito tempo os europeus dominam o futebol mundial. Essa supremacia começou há tempos, e mudar esse panorama é muito complicado, e a tendência é continuar acontecendo. No começo desse século alguns brasileiros tinham potencial pra bater de frente com times do outro continente. Pego como exemplo o ano de 2000. Times como Vasco, Corinthians e Palmeiras eram verdadeiras máquinas. No mundial daquele ano, disputado no Brasil inclusive, o cruz maltino fez 3 x 1 contra o Manchester United, já o Corinthians fez um bom jogo contra o Real Madrid, 2 x 2. Há mais tempo ainda, o time do São Paulo venceu o Barcelona em 1992, 2 x 1 e o tricolor foi campeão mundial. Não quero ser saudosista, mas parece que há tempos atrás o futebol brasileiro era mais consagrado e respeitado, diferente dos dias de hoje.
3 - Venda de jogadores brasileiros
Esse é outro fator que enfraquece o futebol nacional. Muitos jovens brasileiros são vendidos pra times europeus, como Real Madrid e Shakhtar Donetsk, jogando pouco tempo no Brasil. O exemplo mais recente é o de Reinier, que foi vendido pro Real Madrid esse ano, ou de Vinicius Jr e Rodrygo. São jogadores de muita qualidade, que obviamente, fazem muita falta, e nem sempre os times brasileiros tem condições pra repor à altura.
4 - Quantidade não é qualidade
Talvez esse fator não influencie tanto, mas pode sim ser comentado. Em alguns casos, certos times gastam muita grana em contratações, mas sem levar em conta a qualidade dos jogadores. Um exemplo é o Palmeiras, que em 2019 gastou R$ 140 milhões em contratações, com 8 jogadores, mas a maioria acabou não vingando. Na minha opinião qualidade é melhor que quantidade, e é importante pensar onde aplicar o dinheiro em contratações.
5 - Futebol brasileiro é resultadista
Já queria comentar isso há muito tempo. Infelizmente o futebol brasileiro preza muito mais por resultado do que por qualidade. Não tô querendo dizer que os resultados não são importantes, é claro que são, mas se certo time joga com qualidade, com um bom estilo de jogo, os resultados virão com o tempo, e isso é mais importante. Todos sabemos que a pressão no futebol aqui no Brasil é muito grande, tem torcida que prefere ganhar jogos jogando "feio", e vários técnicos se sustentam por causa de resultado, mas uma hora a conta chega.
Na minha opinião tá na hora de mudar esse pensamento, o futebol brasileiro precisa de mudanças. Obviamente, isso não é fácil, talvez leve muito tempo, e demande dinheiro e planejamento. Competir com o futebol europeu é muito complicado, e dificilmente chegaremos ao mesmo nível deles, isso é realidade, mas melhorar o nível técnico dos times aqui no Brasil pode sim ser feito, afinal de contas "o brasileiro não desiste nunca"!
Deixe nos comentários o que achou sobre o tema, se faltou mais algum fator dos que citei ou outra coisa. Muito obrigado por sua atenção, até a próxima, TMJ! 😉

Muito bom 👏👏👏
ResponderExcluirMuito obrigado! 😊
ExcluirParabéns 👏
ResponderExcluirMuito obrigado! 😊
Excluir