Entendendo o que acontece com o Corinthians
E aí pessoal, tudo bem?

Dessa vez vou falar sobre a atual situação do time do Corinthians. No momento, com 45 pontos e em sétimo lugar na classificação do Brasileirão, a esperança de conseguir uma vaga pra Libertadores de 2020 vai ficando mais distante, tendo em vista que as coisas parecem piorar a cada jogo.
Essa fase se iniciou por uma série de fatores, e um dos principais, na minha opinião foi a declaração de Carille depois da eliminação na Copa Sul-americana, com o empate por 2 x 2 contra o Independiente dell Valle. O técnico corintiano disse que, por ter no time alguns jogadores jovens, como Pedrinho e Mateus Vital, faltou "maturidade", e afirmou que o time equatoriano era mais "cascudo", com mais experiência. Mas a realidade é que a média de idade do outro time é menor que a do Corinthians, e isso não pegou bem.
Acompanhando os jogos do Corinthians no Brasileirão após essa eliminação, percebi que Mateus Vital, até então titular do time, não recebeu tantas chances pra jogar. Questão técnica? Ou por causa da resposta do meia, que não concordou com Carille, e disse que o time não sofreu a pressão por causa da pouca idade?
Percebo que o elenco do Corinthians não parece estar unido. Não sei o que acontece no vestiário, e nem o dia a dia dos treinamentos, mas é a sensação que tenho. Essa questão de "elenco rachado" é uma das piores no futebol, e muitas vezes acaba derrubando treinador.
Outro importante fator que fez o timão baixar tanto de nível em comparação com o rendimento pós Copa América foi a maneira de jogar. Há tempos o Corinthians tem a filosofia de ter uma boa defesa, pra depois construir um ataque ofensivo. "O melhor ataque é a defesa". E isso gerou grandes frutos pro Corinthians. Muitos títulos, como Libertadores, Mundial de clubes, Brasileirão e Paulistão. Até um tempo atrás era muito difícil de enfrentar o time com essa maneira de jogar.
Só que o tempo passou, e esse estilo de jogo parece não ter o mesmo rendimento. Os times adversários já sabem como o Corinthians vai se comportar em campo, e o timão começa a ter sérias dificuldades nos jogos. Tanto é que nesse ano foram poucas vezes que o Corinthians demonstrou um futebol bonito e bem jogado. Na maioria das vezes o time consegue uma vitória suada, 1 x 0 no sufoco ou por bola parada, sem muitas jogadas trabalhadas.
Vanderlei Luxemburgo já disse: "O medo de errar tira a vontade de acertar". Me parece que o time não tem confiança de arriscar um chute ou de trabalhar uma jogada diferente por exemplo. Em alguns jogos o Corinthians até tem uma boa posse de bola, mas inútil. É zagueiro tocando a bola pra zagueiro, ou pra volante, ou quando a bola chega na frente o time volta pra trás, ficando sempre na mesma mesmice, sem grandes mudanças. Não é a questão de mudar jogador, mas mudar a forma de jogo.
Creio que o Corinthians precisa de uma reformulação. Não se trata apenas de contratar novos jogadores (até porque defendo que o elenco do Corinthians é bom), mas de um pensamento diferente se tratando da maneira de jogar as partidas, e isso é de responsabilidade do treinador. Talvez Fabio Carille possa transformar isso e fazer a boa fase voltar, mas na minha opinião o timão precisa de uma mudança mais grande, de tentar contratar um técnico com novas ideias e pensamentos.
O Corinthians é um time grande de mais pra se acomodar a situação em que está. Além disso o corintiano anseia em ver mais técnica e um futebol mais bonito. É hora de pensar mais grande e deixar o apelido de "sofredor" de lado...
Comentários
Postar um comentário