5 mudanças que o Barcelona poderia fazer para a nova temporada.
Olá a todos novamente!
Em 2017 o FC Barcelona não teve a temporada que tanto almejou. Por mais que o time tenha conquistado a Copa do Rei da Espanha, vencendo o Alavés no Vicente Calderón, outros objetivos não foram alcançados. A Liga dos Campeões é um exemplo disso. Após o duelo contra o PSG, no qual a equipe fez incríveis 6 x 1 no adversário, apontei o clube catalão como favorito a conquista do torneio europeu, mas isso não acabou acontecendo.
Na Liga BBVA, o Barcelona obteve 28 vitórias, 6 empates e apenas 4 derrotas. Na Liga dos Campeões, 6 triunfos, 1 empate e 3 derrotas, e na Copa do Rei 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Somado todos esses números nessas três competições, o resultado é muito bom: Em 57 partidas disputadas durante a temporada, 40 V, 9 E, 8 D. Um excelente aproveitamento. Só que o futebol não é feito apenas disso, muito pelo contrário. Não estou dizendo que o time não correspondeu em campo.
O que aconteceu foi que em muitas partidas, o time deixou a desejar, seja por ajuste tático, ou por momentos de certos jogadores, ou até mesmo de alguns que não renderam o esperado. Por isso, deixo logo abaixo uma lista de 5 coisas que o Barcelona poderia implementar para a nova temporada (2017/2018):
1 - Deslocamento tático de Neymar: Mais aproximação do ataque.
Tudo bem, Neymar, no time em 2017, mostrou um bom desenvolvimento no esquema tático montado por Luís Enrique. Usando boa parte do ano o sistema 3-4-3, Neymar não marcou muitos gols como em temporadas anteriores. Além do mais a linha de 4 tem muita responsabilidade na marcação, o que impede muitas subidas ao ataque, acompanhando os laterais e, num contra ataque, ser muito rápido e efetivo. Na seleção isso acontece em algumas oportunidades, mas aparece muito mais no lado ofensivo. Se o novo treinador deslocar Neymar para o ataque, mudando o esquema, renderia mais e traria mais resultados.
2 - 4-3-3 ao invés de três zagueiros:
A defesa do Barcelona não me agradou muito, principalmente nos grandes jogos, os mais decisivos. Com algumas falhas, o time decepcionou em alguns momentos. Na defesa catalã, os dois principais jogadores com alta qualidade são Piqué e Mascherano. Umtiti, Lucas Digne, e Mathieu não deveriam ocupar a vaga de titulares no meu ponto de vista. O 4-3-3 seria melhor do que o 3-4-3, assim o time ganha maior proteção.
3 - Maior ofensividade e agressão:
Desde os tempos de Guardiola, e até mesmo antes disso, se implantou no Barcelona a ideia da troca de passes bem elaborada e sucessiva, com a participação de todos os atletas no famoso "Tic-Taca". Durante a passagem do antigo técnico, isso funcionou perfeitamente. Hoje em dia isso também funciona, muito parecido com o que era em anos passados, porém os adversários não esperam mais o time no campo de defesa, e partem para a pressão na saída de bola, o que faz com que o time seja obrigado a dar os chutões. Em boa parte dos jogos que tive a oportunidade de assistir do Barcelona, o time, na maioria das vezes, sempre fica com a posse de bola maior que o rival, porém boa parte dela é improdutiva. Se o técnico Ernesto Valverde estabelecer um padrão de jogo com maior ofensividade e agressão ao adversário, e buscar ser mais prático, certamente o time melhorará no quesito desempenho. O DNA catalão não deve mudar, só que introduzir uma nova forma, seria interessante. Juntando os dois então...
4 - Ajuste defensivo (Defesa do time não foi tão bem na temporada anterior):
Como escrevi anteriormente, a defesa não foi bem nessa última temporada. Muito por conta, também, da ausência de Daniel Alves em 2017, que acabou sendo vendido para a Juventus. Um jogador versátil e que exercia muito mais que o papel de lateral. Sem ele, o lado direito do Barça, ficou com um grande vazio, que ainda não foi totalmente preenchido. Aleix Vidal é um bom jogador, mas convenhamos (muito abaixo do nível do brasileiro). Sem contar que no lado esquerdo, Jordi Alba não atuou muitas vezes, e acabou ficando na reserva mutas vezes. Com ele titular, o apoio é bem executado, e o time ganha muita velocidade. A principal preocupação do agora novo técnico, tem que ser principalmente esse setor, que acabou prejudicando o time em 2017.
5 - Investimento em novas contratações:
Philipe Coutinho, Bellerín, Dí Maria, Azpilicueta, Mina, Vitolo, e mais alguns nomes. Todos esses e outros jogadores são alvos do clube para reforçar o elenco. A necessidade de contratações é inevitável. O Barcelona, se quiser entrar forte para as próximas competições, precisa agir rápido para conseguir a transferência de novos atletas. Com o plantel que tem hoje, vai continuar passando dificuldades, em campeonatos que prometem ser mais disputados ainda, como a tão cobiçada Champions League. Com uma enorme quantia de euros gastada em 2016, a diretoria precisa novamente ir ao mercado. Agindo certo, e trazendo alguns daqueles nomes, o time tem enormes chances de fazer boas campanhas, com, talvez, a conquista de torneios de peso que o FC Barcelona tanto anseia e sonha, para continuar enchendo sua vasta sala de troféus.
Em 2017 o FC Barcelona não teve a temporada que tanto almejou. Por mais que o time tenha conquistado a Copa do Rei da Espanha, vencendo o Alavés no Vicente Calderón, outros objetivos não foram alcançados. A Liga dos Campeões é um exemplo disso. Após o duelo contra o PSG, no qual a equipe fez incríveis 6 x 1 no adversário, apontei o clube catalão como favorito a conquista do torneio europeu, mas isso não acabou acontecendo.
Na Liga BBVA, o Barcelona obteve 28 vitórias, 6 empates e apenas 4 derrotas. Na Liga dos Campeões, 6 triunfos, 1 empate e 3 derrotas, e na Copa do Rei 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Somado todos esses números nessas três competições, o resultado é muito bom: Em 57 partidas disputadas durante a temporada, 40 V, 9 E, 8 D. Um excelente aproveitamento. Só que o futebol não é feito apenas disso, muito pelo contrário. Não estou dizendo que o time não correspondeu em campo.
O que aconteceu foi que em muitas partidas, o time deixou a desejar, seja por ajuste tático, ou por momentos de certos jogadores, ou até mesmo de alguns que não renderam o esperado. Por isso, deixo logo abaixo uma lista de 5 coisas que o Barcelona poderia implementar para a nova temporada (2017/2018):
1 - Deslocamento tático de Neymar: Mais aproximação do ataque.
Tudo bem, Neymar, no time em 2017, mostrou um bom desenvolvimento no esquema tático montado por Luís Enrique. Usando boa parte do ano o sistema 3-4-3, Neymar não marcou muitos gols como em temporadas anteriores. Além do mais a linha de 4 tem muita responsabilidade na marcação, o que impede muitas subidas ao ataque, acompanhando os laterais e, num contra ataque, ser muito rápido e efetivo. Na seleção isso acontece em algumas oportunidades, mas aparece muito mais no lado ofensivo. Se o novo treinador deslocar Neymar para o ataque, mudando o esquema, renderia mais e traria mais resultados.
2 - 4-3-3 ao invés de três zagueiros:
A defesa do Barcelona não me agradou muito, principalmente nos grandes jogos, os mais decisivos. Com algumas falhas, o time decepcionou em alguns momentos. Na defesa catalã, os dois principais jogadores com alta qualidade são Piqué e Mascherano. Umtiti, Lucas Digne, e Mathieu não deveriam ocupar a vaga de titulares no meu ponto de vista. O 4-3-3 seria melhor do que o 3-4-3, assim o time ganha maior proteção.
3 - Maior ofensividade e agressão:
Desde os tempos de Guardiola, e até mesmo antes disso, se implantou no Barcelona a ideia da troca de passes bem elaborada e sucessiva, com a participação de todos os atletas no famoso "Tic-Taca". Durante a passagem do antigo técnico, isso funcionou perfeitamente. Hoje em dia isso também funciona, muito parecido com o que era em anos passados, porém os adversários não esperam mais o time no campo de defesa, e partem para a pressão na saída de bola, o que faz com que o time seja obrigado a dar os chutões. Em boa parte dos jogos que tive a oportunidade de assistir do Barcelona, o time, na maioria das vezes, sempre fica com a posse de bola maior que o rival, porém boa parte dela é improdutiva. Se o técnico Ernesto Valverde estabelecer um padrão de jogo com maior ofensividade e agressão ao adversário, e buscar ser mais prático, certamente o time melhorará no quesito desempenho. O DNA catalão não deve mudar, só que introduzir uma nova forma, seria interessante. Juntando os dois então...
4 - Ajuste defensivo (Defesa do time não foi tão bem na temporada anterior):
Como escrevi anteriormente, a defesa não foi bem nessa última temporada. Muito por conta, também, da ausência de Daniel Alves em 2017, que acabou sendo vendido para a Juventus. Um jogador versátil e que exercia muito mais que o papel de lateral. Sem ele, o lado direito do Barça, ficou com um grande vazio, que ainda não foi totalmente preenchido. Aleix Vidal é um bom jogador, mas convenhamos (muito abaixo do nível do brasileiro). Sem contar que no lado esquerdo, Jordi Alba não atuou muitas vezes, e acabou ficando na reserva mutas vezes. Com ele titular, o apoio é bem executado, e o time ganha muita velocidade. A principal preocupação do agora novo técnico, tem que ser principalmente esse setor, que acabou prejudicando o time em 2017.
5 - Investimento em novas contratações:
Philipe Coutinho, Bellerín, Dí Maria, Azpilicueta, Mina, Vitolo, e mais alguns nomes. Todos esses e outros jogadores são alvos do clube para reforçar o elenco. A necessidade de contratações é inevitável. O Barcelona, se quiser entrar forte para as próximas competições, precisa agir rápido para conseguir a transferência de novos atletas. Com o plantel que tem hoje, vai continuar passando dificuldades, em campeonatos que prometem ser mais disputados ainda, como a tão cobiçada Champions League. Com uma enorme quantia de euros gastada em 2016, a diretoria precisa novamente ir ao mercado. Agindo certo, e trazendo alguns daqueles nomes, o time tem enormes chances de fazer boas campanhas, com, talvez, a conquista de torneios de peso que o FC Barcelona tanto anseia e sonha, para continuar enchendo sua vasta sala de troféus.

Comentários
Postar um comentário