Time grande cai sim!
Hoje vou estar aqui escrevendo sobre um assunto que é muito polêmico e que gera muita discussão no futebol; o rebaixamento de um time de futebol. Por muito tempo isso foi visto como algo inaceitável, e que é algo terrível se tratando de um plantel no mundo da bola. Frequentemente vejo situações que geram em mim uma sensação de não aprovar e não concordar com o que é falado. É que muitos torcedores insistem em dizer: "Meu time é maior que o seu, olha na história do meu time e vê se você encontra algum rebaixamento não vai encontrar, o seu já foi pra segundona. Time grande não cai!" Que idiotice...
Por mais que um rebaixamento ou até uma má fase de um time possa significar em dor e sofrimento tanto para jogadores, treinadores, auxiliares e dirigentes e até pro torcedor, não é o fim do mundo, hein pessoal! Normalmente quando já está sendo tudo decidido que o clube vai pra Série B, quem comanda o clube investe pesado para dar a volta por cima, e contratam muitos jogadores com muito potencial. E com muita raça, e disposição dentro do gramado, voltam a elite do futebol. ISSO SIM É SER GRANDE!!!
Vou pegar de exemplo o time do Corinthians em 2007. Jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, e tudo que o Timão precisava era da vitória. E com todos os preparativos os dois times entram em campo. De um lado o Grêmio, com 55 pontos, não brigava mais pelo título, e nem por G-4, estava fazendo seu último jogo naquele torneio. A torcida em peso, apoiando incessantemente a equipe gremista, assim como a corintiana, mais conhecida como "fiel", nunca abandonou o Coringão em nenhum momento, e ali no Olímpico estava em grande número. O time do povo entrou pressionado dentro de campo, com a obrigação de sair dali com um placar vitorioso, e contar com o tropeço do Goiás. No começo da partida, um grande balde de água fria para os corintianos, 1 x 0, com gol de cabeça de Jonas. Mas o Corinthians não desistiu e conseguiu empatar o jogo, com gol de Clodoaldo, aos 30 minutos. O segundo tempo foi ruim pro timão, pois o Goiás ganhara o jogo contra o Internacional, e ele dependia demais desse jogo. E então a rodada acaba e o Corinthians, com os dois resultados, iria ir pra segundona divisão. Claro que no momento que estava, tudo parecia acabado. Como o Corinthians, um dos maiores clubes desse país, teria que disputar a Série B? Muita coisa teria que ser resolvida e explicada dentro do clube. Mas se empenharam e conquistaram o título com uma ótima campanha. O gigante tinha levantado! E com mais força do que nunca ganhou os troféus que a maioria das pessoas que acompanham futebol sabem: Campeonato Paulista (2), Brasileirão (2), Libertadores (1), Mundial (1), Recopa (1), Copa do Brasil (1). Por conta então de um rebaixamento a história tão bonita desse time vai ser acabada? Para né!!
Exemplos não faltam: Milan, Borussia Dortmund, Juventus, Napoli, Bayern de Munique, River Plate, Arsenal, Liverpool, Manchester United, Chelsea, Corinthians, Botafogo, Atlético MG, Palmeiras, entre muitíssimos outros que talvez eu não citei aqui. Bem, o que esses clubes tem em comum? Todos eles já foram rebaixados pelo menos uma vez em toda sua história de vida.
No momento atual do nosso campeonato, o Internacional está muito mal, com uma chance tremenda de cair. Grande do jeito que é talvez dê um jeito de se escapar, mas se chegar a cair, qual o problema? Com toda certeza vai se remontar e dar a volta por cima, assim também como o Cruzeiro, que não está bem. Aconteceu também com o São Paulo, em 2014, que chegou a dar uma escorregada, mas deu tudo certo no final. Se esse rebaixamento do time colorado acontecer, espero que sirva de lição mais uma vez para certos torcedores que time grande cai sim.


Comentários
Postar um comentário